Convidadas a apresentar candidaturas ao Prémio Gandhi – edição de 2023 – promovido pela DGE – Direção Geral de Educação, o Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote – Quinta do Conde – recebeu pela terceira vez consecutiva o prémio atribuído aos melhores projetos criados e implementados em contexto escolar, envolvendo alunos da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário.
Neste sentido, o Agrupamento concorreu com o Projeto denominado: “Educar para a Cidadania, construindo o Futuro”, tendo sido desenvolvido um trabalho de Cidadania e de Sustentabilidade ambiental visando dotar os alunos de princípios solidários e inclusivos, tal como indicado nos objetivos do Prémio Gandhi.
De facto, o Selo Escola Gandhi distingue escolas que estimulam a participação ativa na construção de sociedades mais justas, solidárias, igualitárias e inclusivas, no quadro da democracia e da defesa dos direitos humanos. Ser uma Escola Gandhi significa ser uma escola que ensina a estar, a conhecer e a escutar os outros, uma escola que promove o bem-estar e a não-violência e uma escola que dá liberdade à criatividade e ao conhecimento divergente.
A entrega do Prémio foi realizada no dia 2 de Outubro, no Auditório da Comunidade Hindú, em Lisboa, local onde estiveram igualmente destacados elementos da respetiva Comunidade e também representante do Ministério da Educação. Uma distinção clara para as escolas do Agrupamento, revelando igualmente o trabalho desenvolvido por alunos e docentes no âmbito deste Prémio.