É com muita satisfação, orgulho e felicidade que a Associação de Pais (APMCS), deste agrupamento assistiu à inauguração de uma nova sala de apoio ao autismo, dia 08 de Setembro de 2023.
Passam a ser duas salas, uma para o 1.º ciclo e esta para o 2.º e 3.º ciclo.
Desde que fomos eleitos, há pouco menos de um ano, que esta tem sido uma das nossas bandeiras, o trabalho e apoio efetivo junto das crianças com necessidades educativas específicas NEE ( não dizemos especiais propositadamente). E não podíamos estar mais felizes ao ver realizado um projeto desta natureza, idealizado por uma direção e um diretor, esse sim especial, com tantos pensamentos fora da caixa. Sim , porque ter como prioridade crianças com necessidades específicas não é para todos, e não é sequer prioridade desafortunadamente na maioria das vezes nas agendas institucionais, e quem tem filhos com necessidades específicas sabe bem do que falamos. Assim temos de agradecer muito ( ainda que seja uma competência que entendemos fazer parte , é um direito não um privilégio nem um favor, mas como mencionámos é raro ser uma prioridade daí ser tão relevante ) de agradecer a esta direção e em especial ao Sr. Diretor, por todos os esforços enveredados na execução e realização deste projeto, que sabemos que foram muitos, mas que no fim se vê aqui o resultado! Uma sala incrível, que reproduz um mini apartamento, onde as crianças e adolescentes irão aprender tudo aquilo que por vezes não têm a capacidade de aprender em sala de aula, dadas as suas diferenças e especificidades, onde além das competências escolares e curriculares, irão também trabalhar as suas competências para uma realização futura, no que seja cozinhar, tratar da roupa , da alimentação, das compras, da gestão e organização de uma casa.
Mais importante, esta é uma sala onde funcionarão clubes com crianças típicas e neuroatípicas, naquilo que se chama verdadeiramente inclusão, algo muito diferente daquilo que lemos nas leis nuas e cruas sem aplicação prática! Um agradecimento também à Câmara Municipal de Sesimbra, que financiou este projeto e entendeu a importância do mesmo! E um agradecimento também especial a todos os professores de ensino especial e funcionários que irão trabalhar diariamente neste projeto e com estas crianças! Finalizamos referindo uma frase maravilhosa da professora de ensino especial coordenadora neste agrupamento que sempre diz “ para mim todas as crianças são funcionais apesar das limitações, não trabalho com crianças paliativas “ numa clara alusão à sua crença esperança e motivação de que todas as crianças têm potencial, não há crianças perdidas, sim porque não é pela diferença ou deficiência que a criança deixa de ter potencial e de serem funcionais com um futuro pela frente ! Que haja mais seres humanos a acreditar na diversidade do mundo, na competência, na funcionalidade e no potencial de cada criança independentemente das suas diferenças! Porque o mundo é de todos! E que ninguém se esqueça que todos somos potenciais deficientes em qualquer estado da vida! Tendo sempre em mente que a palavra deficiente não é feia, é só diferente ! E é a diferença que nos embeleza, nos torna únicos e especiais, nem superiores, nem inferiores !
Muito obrigada 💙
 
APE MCS