O Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote – Quinta do Conde – em resultado da candidatura apresentada pela Biblioteca Escolar ao PNL2027, integra no presente ano letivo o Projeto: “10 Minutos a Ler”.
Desejando estabelecer as bases para o desenvolvimento de uma leitura sólida entre os alunos, foi contemplada com mil euros para aquisição de recursos bibliográficos de modo a desenvolver esse objetivo.
A candidatura envolveu o 2º e o 3º ciclo, integrando diferentes áreas do conhecimento: literatura, ciências naturais, artes, desporto, história, geografia, etc. – onde se incluem géneros distintos – romance, conto, poesia, biografia, aventura, ciência, descobertas …
Promover o contacto com o livro e a prática regular da leitura, todas as semanas, todos os dias, durante dez minutos, permitirá a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. “Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida”. É por isso que ler todos os dias é tão importante.
Nesta base, os Conselhos de Turma podem envolver a sua turma no projeto “10 Minutos a Ler” de três formas:
1 – Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante 10 minutos por dia.
2 – Promover a leitura em voz alta, feita pelo professor e/ou pelos alunos, a partir de um documento impresso (livro, revista) ou mesmo em formato digital (jornais, revistas …).
3 – Agendar com os alunos da turma os momentos de leitura, sendo da responsabilidade dos alunos a escolha do texto a ler. O registo diário da leitura é feito num documento próprio, com a indicação da data, devendo ser incluído no sumário da aula.
Vamos então criar hábitos de leitura que permitam o desenvolvimento da criatividade e da comunicação!
 
A Biblioteca Escolar do AEMCS