“PROJETO SENTIR” – Promoção de competências sociais e de
literacia emocional – Plano 21/23 Escola + Eixo 1 Ensinar e Aprender – Domínio + Inclusão e Bem-Estar
Este projeto tem como principal objetivo possibilitar a literacia emocional, a partilha, a expressão de
afetos, a autorregulação e competências sociais, enquadrado no Projeto Educativo do nosso Agrupamento “Educar com afeto, Construindo o Futuro”, mais especificamente nos princípios orientadores da Ação Pedagógica (p.15) : • A promoção contínua da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a que todos os alunos consigam alcançar as Aprendizagens Essenciais e o Perfil do Aluno esperado à saída da
escolaridade obrigatória.; • A garantia de uma cultura de escola inclusiva, cuja diversidade, flexibilidade, inovação e
personalização dê oportunidade a todos para aprender.
Para além deste projeto já integrar a “filosofia pedagogica” do AEQC, após dois períodos de confinamento, devido à pandemia provocada pelo COVID 19 e de dois ciclos de
aulas em Ensino à Distância, não podemos deixar de constatar que houve um impacto muito negativo que veio por em causa a saúde mental e emocional das nossas crianças e jovens e, por isso, há que arranjar forma de as ajudar e de as apoiar.
Este é um projeto dinamizado pela nossa equipa muldisciplinar de apoio aos alunos com necessidades especificas – docentes Carla Portugal, Patrícia Carvalho e Psicóloga do CRI (Cercizimbra), Luísa Lopes.
Vamos continuar a trabalhar pelos nossos alunos, arriscando a fazer, pois só não erra quem nada faz.
Obrigado equipa do AEQC.😉