No dia 25 de novembro de 2022 formalizou-se, de forma pública, a alteração do nome do nosso agrupamento e da sua escola sede, que passa a designar-se de Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote, e sua escola sede – Escola Básica Maria do Carmo Serrote.
Uma ação iniciada e liderada pelo Diretor do Agrupamento, Luís Pacheco, desde 2017, pelo seu forte desejo de fortalecer a identidade deste agrupamento de escolas, e ancorado pelo Projeto Educativo que se começou a desenvolver a partir daquela data – Educar Com Afeto, Construindo o Futuro”. Um nome que defendeu desde o início deste processo – Maria do Carmo Serrote – pela valorização do seu percurso profissional docente e importância local e regional, e em outras funções na área educativa, mas sobretudo pela sua relação afetiva a este agrupamento.
Uma homenagem a uma professora “da casa”… mas tal como referiu na sua intervenção pública, uma homenagem a todos os professores, cuja sua valorização e reconhecimento deve ser um imperativo na atualidade.
Uma ação sobejamente legitimada por todos, quer pelos órgãos internos do agrupamento e sua comunidade educativa, quer pelo poder autárquico local. “Tudo é considerado impossível até acontecer!”…