Workshop – PIPALE
No enquadramento do Projeto Educativo do AEQC e do seu Plano de Ação Estratégica Pedagógica, com enfoque na prevenção do insucesso escolar, definimos há 3 anos atrás que um dos principais eixos do nosso trabalho incidiria na área do Português, no garante de que todos os alunos aprendem a ler e a escrever nas fases correspondentes para o efeito, certos de que existe uma relação causa-efeito relevante entre o (in)sucesso escolar nos anos de continuidade ao longo da escolaridade obrigatoria e esta área curricular com consequências nas outras disciplinas. Para tal revela-se determinante uma articulação efetiva entre o Pré-Escolar e o 1.° Ciclo, nomeadamente no diagnóstico ao nível do Pré-Escolar, sinalizando e antecipando uma ação da escola nas situações em que se identifique uma propensão para eventuais dificuldades ao nível da aquisição dos mecanismos da leitura e da escrita à entrada no ensino básico.
Consideramos igualmente que o papel da família é igualmente importante, desde logo na necessidade de poderem estar enquadradas na ação pedagógica desenvolvida pela escola e poderem ser, ao mesmo tempo, um complemento desse trabalho.
É neste sentido que o AEQC convida os seus pais e EE a estarem presentes na ação que preparamos especialmente para vós.
Escola e família juntos com um único propósito, o bem estar e o sucesso escolar dos nossos alunos.
Contamos convosco.