Integrando a leitura de obras de referência nas atividades curriculares na disciplina de Português, decorreu na biblioteca um conjunto de sessões ligadas à leitura do Diário de Anne Frank pelos alunos do 8.º ano de escolaridade.
Partindo das descrições do seu Diário, os alunos foram descobrindo o espaço onde Anne falava da sua família e dos seus planos para o futuro. Mas os tempos eram difíceis para pessoas como Anne, tendo os alunos compreendido, por vídeos e depoimentos de sobreviventes, os tempos difíceis que se viviam na Europa e no Mundo, não só pelo decurso da Segunda Guerra Mundial, mas sobretudo pela política de extermínio da população judaica empreendida pelo regime nazi contra os judeus.
Assim, partindo do contexto narrativo do Diário de Anne Frank, exploramos a descrição das personagens e dos lugares onde decorre a história de vida de oito pessoas no anexo de uma casa, escondidas devido à perseguição de que são alvo por serem judeus. Mas também nos apercebemos dos desencantos e expectativas sentidas pela autora, especialmente o desejo de um Mundo melhor, onde todos possam viver a sua existência, livre de perseguições e discriminações. Foi assim possível promover o interesse pela leitura deste livro em contexto de sala de aula e na posterior requisição da obra pelos alunos, na B.E.